Nos chame no Whats

Análise da estética e envelhecimento facial

O que é a análise da estética e envelhecimento facial?

O processo de envelhecimento da face já é amplamente estudado e conhecido. A face possui camadas, as quais sofrem com o processo de envelhecimento de forma já muito conhecida. Costumo dizer que precisamos tratar o envelhecimento da face em 5 dimensões, em cada camada que compõe a sua estrutura. São elas:

– Arcabouço ósseo
– Musculatura SMASS
– Compartimentos gordurosos
– Subcutâneo
– Pele

envelhecimento facial em sp

Cada uma dessas camadas sofre, de forma específica e já conhecida, com o processo do envelhecimento.

Envelhecimento ósseo:

O esqueleto ósseo sofre com a reabsorção em áreas específicas como mandíbula, resultando em um contorno facial menos evidente, o que culmina em aparência cansada e envelhecida. Para melhorar o contorno ósseo da face, nós temos procedimentos menos complexos e outros mais complexos. Mais complexos como cirurgias de avanço de mento e maxila, mandíbula. São as chamadas cirurgias ortognáticas. Se você procura tratamentos menos invasivos, nós temos o preenchimento com ácido hialurônico, que imita os contornos ósseos da face, melhorando o aspecto envelhecido.

Envelhecimento muscular:

A musculatura da face, que faz parte do Sistema músculo-aponeurótico da face, também envelhece de forma conhecida. A musculatura é envolta por estruturas ligamentares que perdem a sua elasticidade, ficam mais frouxos com o tempo. Isso faz com que a musculatura perca sua posição adequada e perca força com o tempo, deixando toda a face mais flácida.  Além disso, a movimentação da musculatura do rosto, com o passar do tempo, acarreta a formação das rugas de expressão em várias partes do rosto, como testa e ao redor dos olhos.

O lifting facial ou ritidoplastia atua sobre os músculos e excesso de pele, reposicionando os tecidos da face e trazendo-os à posição que ocupavam quando eram mais jovens. Com isso, o rosto aparenta ter menos idade e uma aparência natural.

A musculatura facial também pode ser tratada com toxina botulínica de forma a evitar as rugas de expressão, que são as linhas na pele causadas pela contração muscular.

Envelhecimento dos compartimentos gordurosos:

Os compartimentos de gordura da face são co-responsáveis pelo formato do rosto.  Com o passar do tempo, o formato do rosto vai se alterando de forma semelhante nos indivíduos. Por exemplo, a maçã do rosto vai perdendo a sua sustentação e vai deslizando para baixo, o que deixa essa região mais achatada, aprofundando o sulco nasojugal (o bigode chinês). Outra região que gera muita queixa estética é o chamado “buldogue”, que é a região nas laterais do queixo que ficam flácidas e resultam em perda da definição da mandíbula.

Os coxins gordurosos são tratados através de seu reposicionamento pela cirurgia de liffting facial ou também pela injeção de ácido hialurônico em regiões específicas, através da volumização e reposicionamento das estruturas.

Envelhecimento da pele:

A pele sofre muito dano com o tempo, a exposição à luz solar. Manchas, rugas finas, flacidez, perda de colágeno. Nós podemos tratar a pele em sua superfície através de hidratantes, laser, peelings, hidratação injetável de ácido hialurônico, etc. É importante um estímulo contínuo através dos tratamentos faciais para manter a firmeza e a elasticidade da pele. O tratamento contínuo retarda o envelhecimento e mantém a pele sempre cuidada, com menos aparência de cansada.

Trate o envelhecimento facial em SP com a Dra. Thabata Moura. Análise da estética e envelhecimento facial para uma aparência mais jovem.