Toxina botulínica

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é um composto produzido através da toxina de uma bactéria.

Em medicina estética ela é muito utilizada para tratamento de rugas de expressão. As rugas de expressão são marcações na pele em sentido perpendicular ao músculo que está abaixo dela. Essas rugas vão marcando a pele sempre nos mesmos lugares e, com o tempo podem ficar marcadas de forma definitiva, gerando a aparência envelhecida.  A toxina age paralisando a musculatura na qual é aplicada e isso usado estrategicamente, suavizando e minimizando as rugas de expressão. Isso gera uma aparência mais jovem, descansada.

toxina botulínica em sp

Algumas aplicações médicas não estéticas

Hiperidrose : É usada para tratar a hiperidrose (sudorese excessiva) em áreas como axilas, mãos e pés.

Enxaqueca Crônica: A toxina botulínica pode ser usada para prevenir enxaquecas crônicas, reduzindo a frequência e a gravidade das crises.

Espasmos Musculares: É usada para tratar condições que envolvem espasmos musculares crônicos, como blefaroespasmo (espasmo das pálpebras) e espasmos cervicais.

Estrabismo: Em oftalmologia, a toxina botulínica pode ser usada para tratar estrabismo (desalinhamento dos olhos).

Hipersialorréia: É a salivação excessiva, que pode ser causada por algumas patologias, como alteração das glândulas salivares ou doenças neurológicas.

Como é feito o procedimento da aplicação da toxina botulínica?

O procedimento é feito em consultório médico durante consulta. É simples, rápido.  Alguns cuidados são necessários após o procedimento, como: não deitar nas próximas 4 horas, não se expor ao sol, evitar a prática de exercícios nas próximas 24 horas.

Algumas complicações são possíveis, como:

• Hematomas e vermelhidão no local da aplicação;
  • Dor localizada na região do tratamento;
  • Náuseas;
  • Fraqueza temporária na face;
  • Ptose temporária (queda da pálpebra superior);
  • Dor de cabeça;

Sintomas gripais.

Quando aparecem os resultados?

Os resultados começam a aparecer após dois dias de tratamento e são vistos, completamente, após 10-15 dias. Duram, em média, 4-6 meses na face.

Adotar uma rotina de cuidados diários com a pele — que inclui limpeza, hidratação e uso regular de protetor solar — também favorece a manutenção dos resultados, além de prevenir o envelhecimento da pele. Uma alimentação balanceada e o consumo adequado de água também são indicados.

Para saber mais sobre a aplicação da Toxina Botulínica, entender seus benefícios e descobrir se este é o tratamento mais adequado para sua pele, entre em contato e agende uma consulta.

Toxina botulínica em SP com a Dra. Thabata Moura. Suavize rugas e linhas de expressão com segurança e expertise.