Tumores benignos de pele

O que são os tumores benignos de pele?

Os tumores benignos da pele não tem obrigatoriedade de serem retirados, pois eles não se transformam em câncer. Porém, a presença deles pode causar desconforto, coceiras, infecções ou somente incômodo estético.

Cada uma dessas lesões tem uma origem e é preciso diagnosticar corretamente para que possam ser tratadas de forma correta. As lesões são inúmeras e podem ser confundidas umas com as outras e o tratamento incorreto pode levar a sérias consequências.

tumores benignos de pele

Existem alguns tipos de cirurgia para remoção dessas lesões. Cada uma deve ser removida através de um tratamento específico. Dentre eles: dermoabrasão, cauterização, remoção cirúrgica.

Entre os tumores benignos da pele, podemos citar:

Nevos (ou pintas): Os nevos são manchas escuras ou elevações na pele causadas por grupos de células pigmentares. A maioria dos nevos é benigna, mas é importante monitorá-los quanto a alterações na cor, forma ou tamanho.

Cistos Epidérmicos: Os cistos epidérmicos são cistos cheios de queratina que podem se formar sob a pele. Eles são geralmente indolores e inofensivos, mas podem ficar inflamados, infeccionar e causar alguns transtornos. Por isso, é ideal que sejam removidos cirurgicamente.

Acrocórdons: São pequenas protuberâncias de pele macia, enegrecidas e penduradas na pele. São inofensivas e podem ocorrer em várias partes do corpo.

Queratose Seborréica: São manchas marrons, pretas ou acastanhadas que se formam na pele.

Papilomas Cutâneos: São pequenos crescimentos de pele que podem parecer verrugas.

Hemangiomas: Hemangiomas são manchas vermelhas ou elevações na pele causadas por vasos sanguíneos anormais. Muitos hemangiomas desaparecem por conta própria, mas alguns podem requerer tratamento se forem grandes ou causarem complicações.

Lipomas: Lipomas são tumores benignos compostos por células de gordura. Eles geralmente são macios ao toque e podem ser movidos sob a pele. São inofensivos, a menos que cresçam a um ponto em que causem desconforto.

Dermatofibroma: : Dermatofibromas são nódulos duros que se formam na pele, geralmente após uma picada de inseto ou lesão. Eles são geralmente inofensivos.

Toda cirurgia acarreta em uma cicatriz. Dentro do possível, respeitando as características e necessidades de tratamento da patologia em questão (lesão de pele), as cicatrizes são planejadas de maneira a ficarem em posições que diminuam a tensão sobre seus bordos, facilitando a cicatrização, e/ou camufladas em relevos existentes na pele.

Tratamento para tumores benignos de pele em SP com a Dra. Thabata Moura. Abordagem especializada para cuidar da sua saúde e bem-estar. Agende sua consulta hoje!