Blefarosplatia

O que é?

A região dos olhos é a primeira área da face a ser afetada pelo envelhecimento e uma importante área relacionada à beleza da face. As principais queixas que dizem respeito ao envelhecimento dessa região é: aparência de cansado, triste. Essa cirurgia é mais frequentemente realizada após os 40 anos, mas algumas pessoas já apresentam sinais de envelhecimento da região aos 30 anos, quando esse procedimento já pode ser indicado.

A cirurgia das pálpebras ajuda a rejuvenescer toda a região dos olhos e da face, promovendo uma aparência de melhorando a aparência de cansado.

Quando a blefaroplastia está indicada?

— Pacientes com excesso de flacidez nas pálpebras;
— Pacientes com bolsa de gordura na pálpebra inferior;
— Casos de ptose (queda da pálpebra por razões muscular);
— Casos de pseudoptose palpebral (queda por excesso de pele);
— Casos de remoção de xantelasma (bola de colesterol que pode se formar na pálpebra);
— Pacientes que desejam eliminar rugas.

Como é realziada a cirurgia de blefaroplastia?

Em geral, tanto na superior quanto na inferior, a anestesia pode ser local e/ou geral. A cirurgia dura cerca de duas horas e, muitas vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia.

Como é o pós-operatório da cirurgia de blefaroplastia?

O pós-operatório da cirurgia nas pálpebras pode incluir desconforto e inchaços na região para o paciente. Contudo, são toleráveis e tanto as dores quanto os possíveis hematomas devem desaparecer em uma semana. Após esse tempo, você já estará apta a retornar a todas as atividades habituais. Alguns cuidados devem ser tomados durante esse período para uma melhor recuperação:

— Utilizar compressas frias na região para diminuir o inchaço;
— Repouso durante pelo menos uma semana;
— Utilizar óculos escuros diariamente por pelo menos 30 dias;
— Evitar o uso de lentes de contato nas duas primeiras semanas;
— Higienizar o local com água e sabonete neutro;
— Evitar a exposição direta ao sol por pelo menos dois meses;
— Evitar atividades físicas durante por pelo menos um mês;
— Não retirar os pontos enquanto o médico não o autorizar;
— Evitar cigarros e bebidas alcoólicas.

Existe algum risco ou complicações?

A blefaroplastia é um procedimento simples e não é considerado invasivo. Entretanto, como toda cirurgia, pode apresentar riscos ao paciente. O mais indicado é sempre recorrer ao seu cirurgião no caso de reparar em qualquer situação anormal durante a recuperação. A escolha de um profissional responsável e competente é uma medida que diminui a chance de complicações em qualquer cirurgia.

Confira algumas possíveis complicações após a blefaroplastia:

— Desconforto;
— Inchaço;
— Visão embaçada;
— Sangramento;
— Hematomas;
— Seroma [acúmulo de líquido no local];
— Infecções;
— Olhos secos;
— Disfunção nas pálpebras.(raro)

Qual o resultado esperado após a cirurgia de Blefaroplastia?

As mudanças já podem ser vistas nos primeiros 7 dias de pós-operatório. Mas ainda pode haver inchaços e manchas roxas, que melhorarão com o tempo.

O resultado 100%, com a cicatrização completa, somente aparece após seis meses. Muitas pessoas ficam ansiosas, mas é preciso respeitar esse tempo.

O diálogo sincero entre o cirurgião e o paciente é um dos principais momentos no pré-operatório. É ele que determinará as expectativas do paciente.