Ginecomastia Masculina

A Ginecomastia é uma condição em que ocorre o aumento do volume mamário indesejado nos homens, em maior ou menor grau.

Quais são as causas da ginecomastia?

Ela pode ser causada por condições como:  doenças hepáticas, uso de anabolizantes, consumo de drogas, tumores testicular ou pulmonar, hipertireoidismo, derrame pleural ou tuberculose. Também pode ser causada por uso de alguns medicamentos: metronidazol, finasterida, captopril, anabolizantes, maconha, betabloqueadores, espironolactona, antidepressivos, haloperidol.

É preciso diagnosticar a causa da ginecomastia para realizar o tratamento adequado. Se a causa da ginecomastia for algum tumor ou uso de medicamentos, não trata a causa principal, resultará em recidiva da ginecomastia.

ginecomastia masculina em sp

Quais exames são necessários para diagnosticar a ginecomastia masculina?

É necessário exame físico completo, exames laboratoriais de sangue e usg de mamas.

Quando a cirurgia está indicada?

A cirurgia de correção da ginecomastia está indicada quando não houver nenhuma causa específica para o aumento da glândula mamária masculina. Ou quando essa causa específica foi identificada e eliminada.

O que eu posso esperar de resultado da ginecomastia masculina?

A cirurgia de ginecomastia melhora o contorno do tórax, trazendo um contorno mais masculino para o paciente. As cicatrizes ficam posicionadas ao redor da aréola, o que faz com que elas fiquem praticamente imperceptíveis, se elas forem de grau 1ou 2. Se forem maiores, pode ser necessário maiores cicatrizes para tratar. Pode também ser associada à lipoaspiração e lipoenxertia para melhorar o contorno e o aspecto do tórax.

A recuperação pós-operatória ocorre em torno de 7 dias. É preciso usar uma malha compressiva, curativos, antibióticos e analgésicos.

Ginecomastia Masculina em SP com Dra. Thabata Moura. Corrija o excesso de tecido mamário masculino com procedimentos especializados.