Tratamento de queimaduras

As queimaduras são uma condição potencialmente muito grave e com sérias consequências, por isso exigem um tratamento especializado com um Cirurgião Plástico, na busca pela cura e pela prevenção de complicações. O tratamento de queimaduras deve ser individualizado, considerando a extensão e a profundidade da lesão.

tratamento de queimaduras em sp

Como devo agir se tive uma queimadura?

• Resfrie a queimadura:
    deixe correr água fria sobre a queimadura por 10 a 15 minutos ou até que a dor diminua. Ou aplique uma toalha limpa umedecida com água da torneira fria. Não use gelo. Colocar gelo diretamente sobre uma queimadura pode causar mais danos ao tecido;
  • Remova anéis ou outros itens apertados da área queimada:
    tente fazer isso de forma rápida e gentil antes que a área aumente;
  • Não mexa em bolhas:
    se as bolhas se romperem, limpe suavemente a área com sabão neutro e água, aplique uma pomada antibiótica e cubra-a com um curativo de gaze antiaderente;
  • Considere tomar a injeção contra tétano:
    certifique-se de que o seu reforço contra o tétano está atualizado. Os médicos recomendam que as pessoas tomem uma vacina contra o tétano pelo menos a cada 10 anos.
  • Procure um Cirurgião Plástico para uma avaliação

Os sintomas de queimaduras variam dependendo de sua profundidade.

Sintomas de queimadura de 1º grau:
Provoca intensa dor e vermelhidão local, mas com palidez na pele quando se toca. Não produz bolhas, melhora em de três a seis dias, podendo descamar. Não deixa sequelas.

Sintomas de queimadura de 2º grau:
São rosadas ou avermelhadas, apresentam inchaço e causam dor intensa. No prazo de 24 horas (frequentemente dentro de pouco tempo após a queimadura), surgem bolhas que liberam um líquido transparente. A superfície queimada pode ficar pálida com a pressão do toque.

Sintomas de queimadura de 3º grau:
São queimaduras profundas que acometem toda a derme e atingem tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas e deformantes que não curam sem cirurgias.

O que não fazer após sofrer uma queimadura?

Ao sofrer uma queimadura é preciso tomar alguns cuidados e evitar algumas situações, como:

• Tocar a queimadura com as mãos;
  • Furar as bolhas;
  • Tentar descolar tecidos grudados na pele queimada;
  • Retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado;
  • Colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância que não seja água sobre.

Qual o tratamento das Queimaduras?

Objetivo do tratamento da fase aguda é controlar o crescimento bacteriano, remover o tecido desvitalizado e estimular a epitelização, ou preparar o leito receptor para realizar a auto enxertia com sucesso. Para tratamento da fase aguda, são muito utilizados os curativos com prata, devido à ação anti-inflamatória do uso de prata em feridas.

Após o período da cicatrização, iniciam-se os cuidados com as futuras sequelas. O cuidado com a cicatriz da queimadura almeja a prevenção da função dos membros afetados e que se tornem cosmeticamente aceitáveis.
Após o tratamento da fase aguda da queimadura, iniciamos o cuidado para evitar sequelas cicatriciais. O uso de géis de silicone e malhas compressivas pode ser necessário.

Tratamento de queimaduras em SP com a Dra. Thabata Moura. Restaure a saúde e a estética da pele com cuidado especializado.